Primeiros anos de vida

 

 
Na região do Seridó, Estado do Rio Grande do Norte, encontra-se a cidade de Acari, berço do nascimento de Dom Eugenio de Araujo Sales. Filho de Celso Dantas Sales, advogado e juiz, e Josefa de Araujo Sales, ali nasceu a 8 de novembro de 1920. Do casamento nasceram os irmãos Sílvio, Alaíde, Cleomar e Heitor. Viúva, a senhora Joseja Sales contraiu segundas núpcias com Henrique Santana e gerou os filhos Max, Ney e Otto.
No livro 20, à folha 42 de nº 288, está anotado o seu batismo administrado pelo Padre João Clemente de Moraes Barreto a 28 de novembro de 1920. Seus padrinhos foram o casal Dr. José Augusto Bezerra de Menezes e Alice Godoy de Medeiros.
 

 
 
Depois de transferido para as cidades de Nova Cruz e São José de Mipibu, Dr. Celso foi promovido a Desembargador e, consequentemente, mudou-se para Natal com a família. Aí, em 1930, já adolescente, Eugenio começa a cursar o 1º grau na escola particular de Dona Iracema Backer e Áurea Magalhães. E, entre 1931 e 1935, o 2º grau no Colégio Marista Santo Antonio. Conhecido por sua responsabilidade e aptidão para os estudos, por vezes assumia a disciplina da turma. Já nesta época escrevia artigos para o Jornal Católico “A Ordem”.

 
Sua pretensão ao ingressar no Colégio Marista era a de ser agrônomo; desejo herdado da vida de sertanejo que levava. Mas, decidiu-se pelo sacerdócio.